El Clan

Argentina, Espanha / 2015 / 108’

Realizador: Pablo Trapero
Atores: Guillermo Francella, Peter Lanzani, Inés Popovich, Gastón Cocchiarale, Giselle Motta, Franco Masini, Antonia Bengoechea, Gabo Correa

HORÁRIOS
‘ Lisboa / 12 de dezembro – 21h30, Sala Manoel de Oliveira (Cinema São Jorge)
[comprar bilhete]
‘ Loulé / 28 de janeiro – 18h00 (Cine-Teatro Louletano)

SINOPSE
El Clan é um filme inspirado no caso do Clã Puccio, que chocou a sociedade argentina nos anos 80. Por detrás de uma família típica do bairro tradicional de San Isidro, esconde-se um sinistro clã que se dedica ao sequestro e assassinato de pessoas. Arquímedes, o patriarca, lidera e planeia as operações. Alejandro, o filho mais velho e estrela de um clube de rugby, serve-se da sua popularidade para afastar suspeitas. Os restantes membros da família tornam-se cúmplices desta acção, vivendo dos avultados resgates pagos pelos familiares dos sequestrados.

PRÉMIOS
• Leão de Prata para Melhor Realizador no Festival de Veneza (Itália, 2015)
• Seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá, 2015)
• Secção Perlas do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha, 2015)
• Representante da Argentina ao Óscar para Melhor Filme Estrangeiro 2015

BIOGRAFIA – PABLO TRAPERO
Pablo Trapero, nascido em 1971, em San Justo, é considerado por muitos como um dos expoentes máxicos do novo cinema argentino que surgiu em meados dos anos noventa. Formado em Cinema, estreou-se nas longas-metragens com “Mundo Grúa”, em 1998. Seguiu-se “El Bonaerense”, um filme que denuncia a corrupção policial e as injustiças no seu país. “Família”, um road-movie com trejeitos de comédia editado em 2004, revela um realizador multifacetado e à vontade noutros géneros. Em 2011, recebeu o Premio Konex – Diploma al Mérito, que o distingue como um dos 5 melhores realizadores argentinos da década.

TRAILER